segunda-feira, 28 de Maio de 2007

Resumo do trabalho até agora desenvolvido...


Este resumo visa mostrar o trabalho desenvolvido pel’”Os Sociais” durante este ano lectivo.
Mas afinal o que vem a ser uma sociedade? Um conjunto de interacções económicas, psíquicas, culturais… A sociedade não é um conceito estático, é um conceito que se afina, desenvolve e complexifica de acordo com os tempos que decorrem.
O homem quando nasce já está inserido numa determinada sociedade, apercebendo-se da realidade que o rodeia, tal como o consumismo, integrado numa época caracterizada pelo consumo desenfreado. O poder que os media têm de propagar as mensagens faz com que, hoje, certos estilos passem rapidamente a fenómenos de massa.Na sociedade contemporânea, a busca por coisas novas e dispendiosas acaba por criar uma nova mentalidade.
Mais que influenciar, as novas tecnologias mudam mesmo a forma de estar das pessoas. Isto faz com que exista actualmente uma intensificação das práticas de sociabilidade nos jovens: comunicam mais, durante mais tempo, com mais à-vontade, do que fariam se não tivessem ao seu dispor estas novas tecnologias de informação e comunicação, resta saber se comunicam melhor.
A cultura e por ventura a única dimensão que nos distingue dos restantes animais, dentro dela há a mundial e a própria de um país. Uma cultura orienta, desenvolve, domestica certas virtualidades humanas, mas inibe ou restringe outras na medida em que se nos desviarmos de determinados padrões e esquemas de conduta, que a priori são tidos como certos, podemos ser alvo de uma outra tendência da sociedade actual que é a prática da discriminação, uma “doença” social que se desenvolve no seio da mesma e não à sua margem.
Vivemos, então, num mundo onde a cultura é cada vez mais abrangente, o que leva a uma maior necessidade de interagirmos e esta realidade está patente, por exemplo a nível dos diferentes graus de ensino.
Uma sociedade cada vez mais global exige dos seus cidadãos uma atitude cada vez mais interveniente e o domínio de um conjunto mínimo de competências académicas comuns. No sentido da consecução desses objectivos, foram desenvolvidos esforços nos últimos anos para a construção de currículos académicos mais uniformes e partilhados pelo maior número possível de países. O Tratado de Bolonha representa um marco que se quer decisivo para ajudar a abrir definitivamente o caminho da globalização plena.
O Homem nasce indivíduo e torna-se pessoa. O indivíduo que nasce, adquire cultura e torna-se assim sócio de outros homens, ou seja, integra-se numa sociedade.

Sem comentários: