quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Inquéritos realizados aos alunos da E. S. Fafe

De forma a obtermos um maior número de opiniões, decidímos elaborar um inquérito para alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária de Fafe.

Nesse inquérito constavam os seguintes tópicos:

  • O que consideram novas tecnologia(disponibilizando um leque de opções);
  • Quais os recursos por eles mais utilizados (Internet, Televisão...);
  • Se é ou não adepto do consumismo e o que entende por esta prática;
  • A discriminação é outro ponto referido com o intuito de descobrirmos se já se sentiram vítimas e se já o fizeram,por qual razão;
  • A sociedade onde se inserem (fafense) é ou não culta, que meios a cidade põe à disposição dos seus habitantes para acederem à cultura e com que frequência o fazem;
  • Agora, relativamente à nova organização dos Cursos do Ensino Superior, se se sentem informados sobre o conteúdo do Tratado de Bolonha e, mediante as respostas, o que acham que é;
  • Por último, focámos a existência de "grupos" na nossa sociedade e questionámos em qual deles se achavam inseridos.


    Num universo total de 100 inquiridos,maioritariamente feminino, podemos concluir que existe uma grande proximidade dos resultdos apresentados àqueles esperados inicialmente.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Grupo Responsável pelo Blog


Os Sociais da turma 50 do 12º ano


Célio Oliveira (porta-voz do grupo) responsável pelo sub-tema Novas Tecnologias

Joana Costa responsável pelo sub-tema Mass media

Isabel Gonçalves responsável pelo sub-tema Cultura

Diana Barros responsável pelo sub-tema Tratado de Bolonha

Ana Eduarda Gomes responsável pelo sub-tema Consumismo

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

A Evolução ...

SOCIEDADES
  • Primitiva

As sociedades primitivas representam os primórdios da civilização. Portanto, são, assim, as sociedades e as culturas tidas como elementares e originais.

Admite-se que as sociedades evoluíram dos estados primitivos (homogéneos) aos estados modernos pela diferenciação das partes e a especialização das funções.

As sociedades ditas primitivas são, neste sentido, sociedades mais simples.

  • Industrial

A formação da sociedade industrial, para além do aparecimento de novas classes, de novas lutas e de novos movimentos, implica hoje uma concorrência generalizada e globalizada. Outra das características da sociedade industrial é a subordinação da produção social dos saberes à produção técnica.


  • Multicultural
Na sociedade multicultural coexistem diferentes grupos étnicos que, apesar de se regerem por um mesmo corpo normativo e institucional correspondente ao país a que se encontram vinculados, vivem de acordo com valores e prácticas culturais próprias das da cultura dominante.

  • Plural
Nas sociedades plurais há a presença de uma mesma sociedade, de culturas diferenciadas e existem identidades nacionais, religiosas, étnicas e rácicas distintas.




  • Contemporânea
......................Em análise..................

B.I.

Tema:
Sociedade Contemporânea

Sub-tema:
Novas tecnologias;
Mass media;
Consumismo;
Discriminação;
Cultura;
Tratado de Bolonha;
Jovens

Objectivos:
Abordar a sociedade actual;
Compreender as diversas personalidades juvenis;
Estudo da evolução da sociedade

Procedimentos:
Recolha de imagens;
Recolha de opiniões;

.
.
.